Trabalho final e novas diretrizes para Teoria do Conhecimento IV

Nas reuniões com as duas turmas de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência IV (Diurno / Noturno), nos dias 22 e 24/10/2013, no Departamento de Filosofia, apresentei o modelo que irei adotar para a conclusão das atividades do semestre:

(1) As aulas da disciplina não foram suspensas, mas não puderam ser dadas (desde o dia 03/10-Diurno) por falta de acesso às salas de aula. Nesses dias não foi passada lista de presença, e não foram computadas faltas. Não haverá reposição de aulas.

(2) Caso a greve se estenda por mais tempo, não ocorrerão os seminários sobre os textos de Hempel nem a aula expositiva sobre Donald Davidson. (Porém, a esse respeito, vejam também o item 5 abaixo.)

(3) Os seminários que seriam apresentados a partir dos dias: 03/10 (Diurno) e 08/10 (Noturno) serão substituídos por pequenos trabalhos expositivos e interpretativos entre 6 e 8 laudas (espaço 1,5). Assim, quem iria apresentar estes seminários deverá entregar, até o final do semestre (impresso, não por email), um trabalhinho correspondente ao seu texto.

Estes trabalhinhos são pensados como tendo o mesmo grau de dificuldade de um bom seminário “normal”, e demandando um esforço equivalente. (Encorajamos, porém, todos/as os demais alunos/as a lerem, em caráter privado, os outros textos [já disponibilizados anteriormente], mesmo que não haja seminários nem discussão em conjunto sobre eles.)

(4) A prova final será substituída por um trabalho dissertativo, com no mínimo 6000 e no máximo 10000 palavras, a ser entregue (impresso) na mesma data (28/11/2013), com o seguinte tema:

“Feigl, Neurath, Quine: Três concepções sobre a estrutura do conhecimento científico e seus respectivos pressupostos epistemológicos”

Este trabalho leva em conta apenas a parte da matéria efetivamente já dada, de modo a não cobrar o que não foi visto em aula. O trabalhinho do item (3) deve ser entregue apenas por quem iria apresentar os seminários restantes, ao passo que este trabalho final deverá ser entregue por todos/as.

Deverão observar-se as convenções básicas de estruturação de um trabalho acadêmico: referências bibliográficas bem organizadas, citações claramente indicadas, numeração de páginas, sumário, divisão razoável em seções, etc. Em tempo: quem trabalhou sobre a lista de questões estará bastante bem equipado/a para atacar este desafio.

(5) Em caso de suspensão da greve: Neste caso, na primeira aula imediatamente subsequente à volta às aulas, teríamos uma aula expositiva sobre a filosofia de Donald Davidson (indeterminação da crença, princípio de caridade, coerentismo, esquemas conceituais, e o argumento contra o ceticismo) com leitura em classe de trechos selecionados.

Na segunda aula subsequente, teríamos a discussão (não seminário) do texto previsto para aquela data (segundo a programação original). Isso daria a todos/as duas semanas para ler o texto correspondente e poder participar da discussão. Nesse caso, convida-se o/a expositor/a, originalmente escalado/a para aquele texto, a colaborar informalmente na condução da discussão em sala.
Pretendo estar regularmente no Departamento de Filosofia, em particular nos dias e horários originais de aula, à disposição dos alunos regularmente matriculados na disciplina, e dos ouvintes que vinham cursando regularmente, para tirar dúvidas sobre a disciplina. Para discussões mais extensas e/ou mais focadas, peço que marquem comigo com antecedência.
Agradeço a presença daqueles/as que estiveram nas reuniões, e agradeço antecipadamente a colaboração de todos.

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